05/10/2019 12:34

Vereadora Célia mencionou o projeto de criação do Conselho das pessoas com deficiência

CÉLIA ALMEIDA falou que o projeto de Lei e o parecer jurídico sobre coleta de medicamentos será votado na próxima sessão. Ressaltou que o parecer indica que o escopo do projeto deve alcançar, apenas, as unidades municipais de saúde, não devendo ser aplicada as unidades estaduais e particulares. Apontou ainda que o projeto precisa ser editado para atender as recomendações do parecer. Comentou que o município já gasta bastante e citou como exemplo as ambulâncias que trabalham com frequência atendendo as demandas do hospital regional.

Mencionou o projeto de criação do Conselho das pessoas com deficiência e o Projeto de Lei nº 02/2019 que dispõe sobre a política pública de assistência social do município e disse que este será discutido na próxima sessão, pois, dado o seu tamanho e complexidade, demandam parecer jurídico. Solicitou manutenção da praça João Belarmino, Cohab I. Disse que já fez esse pedido outras vezes e sugeriu que o dinheiro que virá por meio do FEM seja aplicado também na manutenção desta praça. Explicou que a praça é bastante utilizada por jovens para prática de esportes e aconselhou a criação, nesta praça, de mais locais para esportes, outros jogos e ciclovias. Ressaltou a importância de se valorizar as praças e a prática de esportes para afastar os jovens das drogas. Comentou que seria bastante positiva a adequação da quadra da vila do presídio, nos moldes da Cohab I, para proporcionar lazer aos jovens daquela comunidade. Ao discorrer sobre o envolvimento de jovens com o crime e o tráfico, expôs a impossibilidade de ressocialização dos Jovens que estão sob custódia do Estado nas dependências da FUNASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo – por causa do superlotamento das celas.

Comentou a importância da economia informal nos tempos de crise econômica e como as pessoas, por ignorância ou por falta de recursos, não contribuem de forma autônoma para a previdência. Informou que no fim do atual ano os centros de gastronomia e de cultura serão inaugurados. Pediu ao governo reparos e continuação da praça água de beber, próxima ao dessalinizador da Compesa. Zirleide falou que houvera baratas nas proximidades do Estádio municipal Áureo Bradley, desde que as galerias da localidade foram consertadas. João Batista agradeceu ao governo por ter consertado as galerias próximas ao está municipal e por ter disponibilizado outro local para a prática de esportes. Ao retomar a palavra Célia disse que falaria com a Prefeita para que fossem colocadas cesta de basquete e areia para que as pessoas possam aproveitar melhor a praça da Cohab I, antes que ela seja reformada. Pediu também que a promessa de campanha feita aos moradores da travessa São Francisco seja cumprida. Lembrou que todo o País passa por uma crise muito grande, mas que os bons gestores conseguem fazer muitas coisas mesmo com poucos recursos. Ressaltou que o Governo teve seu projeto de Diretrizes Orçamentárias aprovados por todos os vereadores. Neste momento deu-se início a votação dos projetos descritos no expediente do dia. A vereadora Cleriane não esteve presente durante as votações. Os projetos foram aprovados por todos os vereadores que estiveram presentes.

Luiza agradeceu a aprovação dos projetos de declaração de utilidade pública e de entrega de medalha “CARDEAL ARCOVERDE” e pediu uma data para a entrega destas. Everaldo agradeceu pela aprovação do projeto de título de cidadão Arcoverdense e disse que elaborou o projeto por iniciativa própria e o fez com muito orgulho. Célia agradeceu a todos os vereadores pelos votos que resultaram na criação do conselho das pessoas com deficiência.